Para obter melhores resultados nas vendas assim como posicionamento da marca no marketing digital, o conceito social selling foi desenvolvido para otimizar alguns processos de vendas tradicionais. Mas afinal, o que é social selling?
Na tradução livre significa venda social, o que nada mais é do que utilizar redes como Facebook, Instagram e LinkedIn para gerar relacionamento com seus potenciais clientes.
Além das redes tradicionais, o uso de ferramentas como o WhatsApp e Telegram, tanto para o envio de catálogos para os clientes, quanto para fornecer aos clientes um canal simples, rápido e efetivo de contato e envio dos pedidos já formatados para os vendedores e representantes, ou, até mesmo integrado com os sistemas internos das empresas, trás oportunidades incríveis de exponenciar as vendas e fidelizar ainda mais os clientes com a marca.
Trouxemos um trecho abaixo descrito em uma matéria do Sebrae, que descreve brevemente alguns benefícios do social selling, veja:
Esse é um recurso eficiente para quem deseja expandir seu negócio com agilidade. Afinal, estamos falando de um universo gigantesco. Somente o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários. O Instagram tem outros 800 milhões (50 milhões apenas no Brasil) e o Twitter chegou aos 330 milhões.
Além de grande, é rentável, já que os consumidores que utilizam as redes sociais para se relacionar com as marcas têm orçamentos 84% mais altos daqueles que não as usam. A informação foi divulgada recentemente em uma pesquisa da Sales for Life, empresa canadense que atua nesse segmento. A consequência disso, segundo o mesmo levantamento, é que os social sellers têm uma eficiência 66% maior nas vendas do que os vendedores que utilizam as técnicas tradicionais de prospecção.
Como adotar uma estratégia de social selling
Se o relacionamento e a confiança são a base para o sucesso de qualquer negócio, o social selling cumpre bem esse papel. Primeiro porque ele pode ser um caminho para evitar o que no marketing é conhecido como cold calling, o controverso telemarketing. As redes sociais conseguem fazer a aproximação de maneira mais sutil e eficaz por possuírem ferramentas que detectam o perfil de usuário mais adequado à sua marca.
Link oficial:
https://atendimento.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-social-selling/ – Banco Central do Brasil